GURI - vídeo institucional - 30 Anos

03/12/2025

GURI - Música e Cultura Inspirando Vidas

Para conferir o vídeo institucional, clique AQUI.

O maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil completa 30 anos em 2025. Criado como política pública do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerido pela Santa Marcelina Cultura, o GURI já transformou a vida de milhões de crianças, adolescentes e jovens em mais de 500 polos de ensino espalhados por todo o Estado.

Mais do que formar músicos, o GURI promove cidadania, desenvolvimento humano, inclusão social e democratização do acesso à arte e à cultura. Ao longo dessas três décadas, tornou-se referência internacional em educação musical, colocando sempre alunos e alunas como protagonistas de sua história. Para marcar essa trajetória, uma ampla programação comemorativa será realizada ao longo de 2025, com destaque para o mês de novembro.

Reestruturação e Ampliação do GURI

Para os 30 anos, o GURI passa por uma reestruturação estratégica de seus Polos Abertos, aprimorando o atendimento e oferecendo uma experiência artística completa. A rede de polos será organizada em quatro modalidades:
·       Polos Harmonia: Constituem os maiores polos de ensino do programa, concentrando o maior número de vagas e a carga horária mais extensa. Neles serão oferecidos todos os instrumentos musicais disponibilizados pelo GURI, além de cursos de Iniciação Musical voltados a diferentes faixas etárias e formações específicas para as comunidades. Ao todo, serão 11 polos Harmonia, localizados nas cidades-sede das regionais administrativas do programa. Cada unidade contará com um Grupo Musical do GURI e funcionará de segunda a sábado, possibilitando temporadas de concertos, apresentações, participação de regentes e solistas convidados, bem como a encomenda de obras e arranjos originais.
·        Polos Polifonia: Compreendem 21 polos, todos com Grupos Musicais do GURI. A proposta é fortalecer o trabalho artístico-pedagógico em cada território, estruturando a oferta de cursos a partir da formação instrumental e/ou vocal do Grupo Musical local. Além disso, oferecem cursos de Iniciação Musical e formações voltadas às comunidades, assegurando experiências artísticas amplas, consistentes e conectadas à realidade de cada região.
·        Polos Acordes: localizados em municípios vizinhos às cidades que possuem grupos musicais, complementam a formação oferecida pelos polos Harmonia e Polifonia. Permitem que alunos de diferentes cidades integrem grupos, promovendo maior integração regional. Os alunos e alunas recebem bolsa auxílio para transporte e alimentação, com ensaios sempre aos sábados.
·        Polos Melodia: polos independentes, concentrados em regiões de maior vulnerabilidade social, oferecendo acesso democrático à educação musical, arte e cultura, funcionando de forma autônoma em cada comunidade.

O GURI também continua sua atuação em 60 unidades da Fundação CASA, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, e está ampliando suas atividades nas escolas. A previsão é que, em 2026, o GURI nas Escolas Estaduais atenda 200 unidades, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação ampliando ainda mais o alcance da política pública de música e desenvolvimento humano. Com essa estrutura, o GURI contará com 633 Polos de Ensino e 32 corpos musicais estáveis, 100 mil vagas oferecendo uma experiência completa em concertos, apresentações, regentes e solistas convidados, além de encomendas de obras e arranjos personalizados para cada grupo.




Continue lendo