Faça Parte

Aprender instrumentos. Ler a música. Viver a arte.

Encontre um polo

Conheça
Nossos Cursos

O Guri oferece diversas modalidades de cursos para você aprender música. São mais de 500 polos de ensino em todo o Estado de São Paulo.

Para realizar a matrícula, é necessário entrar em contato diretamente com o polo de ensino em que deseja estudar para realizar o agendamento do atendimento presencial.

A aluna ou aluno deverá estar acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

Iniciação Musical para Crianças

Para crianças de 6 a 9 anos. 2 aulas por semana. 4 semestres. Conhecer, tocar e construir instrumentos, cantar canções brasileiras e de outros países, ampliar a percepção para escutar com consciência o mundo sonoro, desenvolver habilidades rítmico-motoras, aprender a ler, escrever e criar música, estudar e perceber a importância da música em nossas vidas.

Cursos Sequenciais

Para jovens de 10 a 18 anos. Atividades de 2ª a 6ª feira. Quatro dias de aulas coletivas e um dia de estudo de instrumento. Oito semestres progressivos. São aulas coletivas de canto ou instrumento, canto coral, prática de conjunto e teoria musical.

Iniciação Musical para Adultos

Para adultos maiores de 18 anos. Uma aula por semana livre. O curso de iniciação musical para adultos tem um plano pedagógico cuidadosamente elaborado que privilegia aulas focadas em vivência, apreciação musical e ampliação de repertório.

Cursos Modulares

Livre para todas as idades. 1 aula por semana. 1 semestre. Estruturado para alunos que não podem ou não querem seguir seus estudos musicais com a carga horária dos cursos sequenciais. O curso modular desenvolve, semestralmente, projetos que têm começo, meio e fim no período de um semestre.

Cursos EAD

As aulas síncronas dos cursos à distância são encontros ao vivo entre alunos(as) e professores(as) e terão duração de 60 minutos cada. A oferta de grade de horários contemplará os períodos matutino, vespertino e noturno, a fim de garantir a qualidade na educação musical e oportunizar o desenvolvimento artístico-pedagógico de alunos e alunas.

Guri nas Escolas

Oferecer cursos e atividades dentro da grade curricular das escolas das redes pública de ensino estadual e municipal, bem como em períodos de contraturno, os quais poderão ser desenvolvidos por meio de projetos interdisciplinares, envolvendo diversas áreas de conhecimento e de acordo com as possibilidades e estrutura de cada unidade escolar.

Vem pro Guri

Para os cursos regulares, siga para o polo de ensino mais próximo de sua casa. Para os cursos modulares ou EaD, fique de olho em nossa programação. Ficou interessado em algum curso do Guri? Procure o polo mais próximo e faça sua matrícula presencialmente.

Matricule-se

Calendário pedagógico

Baixe o calendário e acompanhe nossa programação para o ano letivo.

Acesse

Conheça os grupos musicais

Os Grupos Musicais do Guri são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa. Reúnem alunas e alunos de diferentes cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações musicais. Os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Coral do GURI de Piracicaba
Logo em seu ano de criação, 2018, sob a regência da educadora Vanessa Zambão, o grupo participou do Festival de Música em Taubaté, apresentou-se no auditório do MASP (SP) por meio do projeto cultural Sons da Terra e integrou o Festival Internacional de Coros (FIC), em Ubatuba, com apresentações em diversos espaços da cidade. Ainda em 2018, conquistou o título de Melhor Coro Infantojuvenil e o segundo lugar no Festival Internacional Cantoritiba, em Curitiba, além de realizar o espetáculo cênico-musical Era dos Festivais. Em 2019, participou do Concerto ao Ar Livre ao lado da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, na ESALQ-USP. No mesmo ano, foi convidado pelo grupo austríaco Zurcaroh para integrar o espetáculo Escrituras Sagradas. Cantou no Festival Internacional de Corais (FIC), desta vez em Caldas/MG e com Patrícia Costa. Nos anos de 2020 e 2021, manteve sua produção artística por meio de projetos audiovisuais em colaboração com os músicos Zeca Rodrigues e Luiz Tatit. Em 2022, sob a regência de Maíra Ferreira, o coral se apresentou ao lado da pianista Juliana Ripke. No ano seguinte, em 2023, com Vanessa Zambão, o grupo encenou o espetáculo Nosso Samba tem História, com direção cênica do ator João Scarpa. Em 2024, o Coral do GURI de Piracicaba recebeu como regente convidada a cantora e maestrina Aniela Rovani, reafirmando seu compromisso com a formação musical de excelência e a constante renovação de sua linguagem artística.
Orquestra Sinfônica do GURI de Presidente Prudente
Criada em 2012 a partir de um trabalho preparatório com a banda sinfônica do Polo Regional de Presidente Prudente, a Orquestra Sinfônica consolidou-se como referência, transformando o cenário pedagógico e musical na região. Sua formação reúne instrumentos das quatro grandes famílias da música ocidental — cordas, madeiras, metais e percussão — com flexibilidade para se adaptar às exigências de cada obra, permitindo mudanças na instrumentação conforme o programa apresentado. Em sua trajetória, a Orquestra atuou ao lado de importantes solistas e maestros, como Fabio Presgrave, Eliane Tokeshi, Bruno Sanches, Alba Bonfim, Diego Gusman, Paulo Paschoal, Marlon Camatari, Cícero Cordão, Ricardo Herz, Jean Reis, Arthur Barbosa, Zeca Baleiro e Ariel Britos.  Entre seus destaques estão apresentações no Auditório Ibirapuera (SP), no Teatro Ouro Verde, em Londrina (PR), dentro da programação oficial do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), e na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente, gravação Oficial do Hino Nacional para UNOESTE. Em 2021, participou da produção audiovisual da obra Palladio, de Karl Jenkins, sob orientação de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave reafirmando seu compromisso com a excelência artística e a fomento da música de concerto. Em 2023, apresentou-se com o maestro venezuelano Diego Guzmán. Em 2024, subiu ao palco sob a batuta dos maestros Wladmir Júnior Albano Cruz e Marlon Camatari.
Regional de Choro do GURI de São Paulo
Primeiro gênero genuinamente nacional, o choro tem suas raízes em ritmos europeus, como mazurca, polca e valsa. As peças estrangeiras começaram a receber influências de manifestações africanas, como o batuque e o lundu, e da interpretação mais afetuosa e sentimental que lhes foi dada veio o nome do novo estilo, choro. Desenvolvidos a partir de uma dinâmica flexível, os conjuntos têm como base uma seção rítmico-harmônica – com violão, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão – e solistas – flauta e saxofone. A formação pode variar, compreendendo também instrumentos como tuba, trombone, bandolim e até violino. Inicialmente associados ao folclore de cada parte do Brasil, os grupos se apresentavam com roupas típicas, recebendo aí a denominação de “regionais” de choro. O Regional de Choro do GURI de São Paulo é a única formação dos Grupos Musicais que se dedica exclusivamente à música brasileira. Fundamentado especialmente na tradição oral, o choro recebe do GURI um tratamento especial, que visa conciliar a interpretação – preservando a liberdade dos instrumentistas – com a pedagogia musical – investindo na sistematização do ensino, com estudos aprofundados e produção de partituras e arranjos próprios. É na roda de choro que os estudantes, após atingir um elevado nível técnico, desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento, explorando as entrelinhas do idioma musical.

já é aluno ou aluna?

Faça parte de um Grupo Musical do Guri

Os Grupos Musicais do Guri são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).