GURI e EMESP Tom Jobim recebem músicos do Conservatório de Paris

19/08/2025

De 19 de agosto a 8 de setembro, o GURI – programa gratuito de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo – e a Escola de Música do Estado de São PauloEMESP Tom Jobim, também ligada à Secretaria e ambos geridos pela Santa Marcelina Cultura, recebem músicos do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, uma das mais prestigiadas instituições de formação musical do mundo. A vinda ao Brasil tem o apoio do Consulado Geral da França no Brasil.
 
Desta vez, estudantes de mestrado da escola francesa, acompanhados do professor orientador Jean-Luc Tourret, vão ministrar uma intensa agenda de atividades pedagógicas em São Paulo e Sorocaba. A programação vai envolver dezenas de alunas e alunos do GURI e da EMESP Tom Jobim, com idades entre 13 e 18 anos. Durante três semanas, serão realizadas oficinas, masterclasses, workshops, ensaios, visitas a centros de educação musical e uma performance artística com os músicos dos dois países.
 
“Trata-se de um projeto interdisciplinar que coloca em diálogo música, dança, artes visuais, contos e improvisação. A dimensão de compartilhamento e interculturalidade merece destaque, pois constitui um elemento central desta iniciativa”, destaca o professor Jean-Luc Tourret do Conservatório de Paris.
 
O Conservatório de Paris tem uma metodologia de ensino muito particular e específica, não à toa é uma das mais tradicionais escolas de música da Europa e tida como uma das principais do mundo. “Desde 2009, a parceria entre a Santa Marcelina Cultura e o Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris abre caminhos para que nossos jovens experimentem a música em sua dimensão mais ampla: como linguagem que conecta culturas, gera novas formas de criação e transforma vidas. Ao lado de talentos franceses e da excelência de uma das maiores instituições do mundo, construímos pontes que aproximam realidades e celebram a força da arte como elemento capaz de romper fronteiras e inspirar o futuro”, destaca Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.
 
Agenda em São Paulo
Na capital, as atividades ocorrem em dois endereços: para o GURI, no Polo Penha, os músicos franceses darão aulas para estudantes de violoncelo e de um grupo de choro. Entre as partituras escolhidas que serão trabalhadas, estão a Nona Sinfonia de Beethoven, a Sinfonia nº 1 de Mahler e o Preludio de Bach, assim como obras de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Na zona leste, as atividades acontecem nos dias 20 de agosto, 2, 3 e 4 de setembro, das 14h às 17h.
 
Já na EMESP Tom Jobim, no bairro da Luz, centro da capital, tem ações programadas para o período de 21 de agosto a 5 de setembro. Destaque para a masterclass de regência e coral que o professor Jean-Luc Tourret ministra no dia 21/08, das 15h30 às 17h30, e dois encontros de produção coletiva com estudantes da Escola de Música do Estado de São Paulo, dos cursos de canto, piano, clarinete e violão.
 
E no dia 07 de setembro, às 15h, acontece o concerto de encerramento do intercâmbio. Os jovens músicos brasileiros e franceses se apresentam no Museu da Imigração, na Mooca, com entrada gratuita.
 
Agenda em Sorocaba
Nos dias 19, 26, 27 e 28 de agosto, os encontros criativos serão no Polo Regional do GURI Sorocaba, no interior do estado, e terá a participação de cerca de 20 estudantes do programa de educação musical brasileiro dos cursos de canto, cordas friccionadas (violinos, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), percussão, sopros (clarinete, flauta, saxofone, trombone, trompa e trompete) e violão. As atividades acontecem no período da tarde, das 14h às 17h.
 
Franceses
Sob a coordenação do músico Jean-Luc Tourret, professor de flauta transversal, o grupo que vem ao Brasil é formado por Ariane Bodin (violino), Mickaël Lipari-Mayer e Rodolphe Menguy (pianos). Todos alunos de mestrado do Conservatório de Paris. Os três jovens artistas-pedagogos franceses terão a companhia de dois dançarinos de São Paulo, bem como dos educadores do GURI e da EMESP nas atividades práticas, que irão abordar temas e metodologias como improvisação musical, criação musical coletiva e interdisciplinaridade com outras formas de fazer arte.
 
Conexões interculturais
Este intercâmbio visa incentivar o desenvolvimento musical, a formação artística e a troca de experiências em diferentes contextos culturais e educacionais entre os jovens músicos. E esta visita representa mais um capítulo da consolidada parceria estabelecida em 2009, entre o Conservatório de Paris e a Santa Marcelina Cultura, durante o Ano da França no Brasil.
 
Nestes 16 anos de trabalho conjunto entre as instituições, centenas de ações foram realizadas nos dois territórios. Uma via de mão dupla que engloba não só a recepção aos franceses por aqui para atividades artístico-pedagógicas e apresentações, mas principalmente a ida de jovens músicos brasileiros a Paris para imersão de aprendizagem e concertos, incluindo uma turnê da Orquestra Jovem do Estado, ligada à EMESP Tom Jobim.
 
E recentemente, em julho deste ano, uma integração com a Academia de Ópera de Paris resultou na criação de nova orquestra jovem, formada por 70 integrantes entre estudantes da EMESP Tom Jobim e do programa francês Apprentissage de l’Orchestre. Após duas semanas de trabalhos na capital francesa e um concerto no histórico palco do Teatro da Sorbonne, a próxima etapa é a vinda dos franceses a São Paulo para um concerto no dia 26 de outubro.
 
Para saber mais, acesse:
Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris
EMESP Tom Jobim
GURI
 
Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O GURI conta com os patrocínios Diamante: CTG Brasil; Master: Bank of America; Instituto Ultra, Ultracargo; Ultragaz e Ipiranga; e Toyota; Ouro: Tauste Supermercados; Arteris; Adufértil; Chiesi Farmacêutica e Verzani & Sandrini; Prata: Smurfit Westrock; Novelis; BASF; WEG; Cipatex; Citrosuco; Capuani; Usina Santa Maria; Vitafor; Maza; Valgroup; Indústrias Colombo; Grupo Maringá; e Instituto Center Norte; Bronze: Santos Brasil; e ACIF-Franca; Prata Apoio Cultural: Sicoob; Apoio Cultural: Frisokar; Ipiranga Agroindustrial; Mercedes-Benz; Paulispell; Tegma; Pirelli; Castelo Alimentos; e Distribuidora de Alimentos Francisco Ikeda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Santa Marcelina Cultura.
 
Sobre o GURI
O maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil, criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Santa Marcelina Cultura, está completando 30 anos em 2025. Com oferta de arte e cultura, mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo GURI, que beneficiou também suas famílias e comunidades. Com mais de 100 mil vagas gratuitas, o GURI está presente em mais de 500 polos de ensino espalhados por todo o Estado – capital, região metropolitana, interior e litoral de São Paulo. Do canto ao instrumento, do popular ao erudito, são inúmeras opções. Além dos Cursos Regulares – divididos entre Iniciais e Sequenciais, o GURI oferece atividades extracurriculares, como os Cursos Livres – Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria, e ainda o GURI 4.0 – que abrange os cursos EaD, as videoaulas e as transmissões ao vivo no canal @SouGURI no YouTube. Outra ação complementar e de ampliação é o GURI nas Escolas, que oferece atividades pedagógico-musicais dentro das escolas da rede pública de ensino. Aos alunos e às alunas do programa que buscam um aprimoramento mais avançado, também tem os 29 Grupos Musicais do GURI. Para saber mais, acessesouguri.art.br.
 
Santa Marcelina Cultura
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, GURI, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.  

Continue lendo